Uma pergunta frequente que as pessoas tem me feito é quando os bebês vão nascer...Como eu gostaria de ter a resposta dessa pergunta,rsrs. Mas resolvi fazer um post porque quando descobri a gravidez de trigêmeos foi uma das minhas principais duvidas também.
Pelo que pesquisei, geralmente gravidez de trigêmeos costuma ir no máximo até 36 semanas, existem exceções que ganharam com 37/38 semanas mas é muito raro. A grande parte na verdade costuma ganhar entre 32 e 34 semanas(estou na 27° semana...medinhoooo rsrs). Então ja estamos em alerta, prestando atenção em qualquer sinal que eles possam dar, mas orando pra chegar em 36 semanas. Quanto mais tempo ficarem na barriga, maior as chances de nascerem fortinhos e não precisarem ir pra UTI neonatal. Pelo que tenho visto a cesárea vai ser marcada de uma hora pra outra, a maioria das meninas tem o parto determinado por algum acontecimento na gestação...dilatação, bolsa estoura, colo do utero fino demais, algum dos bebês para de se alimentar ou apresenta algum sintoma que pode colocar em risco sua vida. Até então nossa gravidez esta tranquila, mas vamos acompanhando quinzenalmente e em breve acredito que as consultas serão semanais.
Na semana passada ja entrei de repouso, no momento repouso relativo(não preciso ficar o tempo inteiro deitada). Não é comprovado que é algo totalmente eficaz, mas boa parte das gestantes de múltiplos que conversei disseram que tiveram essa recomendação de seus médicos. Então conversei com o meu médico, e juntando o fato de eu estar bem cansada, com dores e com a barriga pesando bastante, peguei o encaminhamento para o repouso.
Como acabei falando muito de semanas, e a maioria só tem noção do tempo de gestação por meses vou colocar abaixo a tabela que uso pra acompanhar. Pela tabela semana que vem entramos no 7° mês, iniciando o ultimo trimestre.
1 mês - 1 a 5 semanas
2 mês - 6 a 9 semanas
3 mês - 10 a 13 semanas
4 mês - 14 a 18 semanas
5 mês - 19 a 22 semanas
6 mês - 23 a 27 semanas
7 mês - 28 a 31 semanas
8 mês - 32 a 36 semanas
9 mês - 37 a 40 semanas
Agora é encontrar forças e animo pra terminar de ajeitar as roupinhas deles, o enxoval e as malinhas. E que venham no dia que Deus tem planejado pra nós...