quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Faça você mesmo - Quadro de MDF (passo a passo)

Olá meninos e meninas

Peço desculpas pela ausência nessas ultimas semanas mas fui ali aproveitar minhas férias e ja voltei. E aproveitando meu retorno vou compartilhar com vocês um projeto DIY, meu e do maridão, realizado nessas férias.
Resolvemos retomar os cuidados com o nosso apartamento, assim que nos mudamos fizemos a mobília sob medida porém a parte da decoração ficou totalmente abandonada em virtude dos gastos com a viagem no ano passado. Resolvemos começar devagar e fomos a caça de duas cadeiras pra nossa mesa de jantar e de um quadro para colocar em cima do sofá. As cadeiras achamos absurdamente caras nas lojas e arriscamos comprar no site da walmart uma com um preço razoável(assim que chegar e terminarmos a área da mesa de jantar compartilho). Mas mesmo assim meu susto mesmo foi com o tal quadro, queria algo no estilo "escultura de parede", e não tela pintada, então fui a caça. Para minha surpresa não encontramos nada por menos de 1000,00 reais... MIL REAIS!!!! Não me entendam mal, não quero desvalorizar o trabalho de quem faz nem dizer que estes quadros não valem esse preço, mas eu particularmente choraria pagando isso em um quadro com o salário que ganho. Não contente resolvi pesquisar na internet, mas fiquei receosa de adquirir alguns que tinham valores inferiores e pareciam ser de má qualidade.
Foi então que surgiu a ideia mirabolante: E se eu fizer? Compartilhei com o marido, colocamos a cachola pra funcionar e começamos a pensar em como faríamos. Depois de o projeto estar em mente fomos a busca de material:

1. BASE
Compramos 2 placas de MDF, uma marrom escuro com 1,60 x 0,80 cm e outra branca com 1,40 x 0,60cm (a marrom com espessura maior e a branca com espessura menor). Como estávamos de férias na Palhoça compramos por la mesmo, mas acredito que em qualquer marcenaria você conseguirá alguém que faça pra você. Como não compramos em marcenaria tivemos que comprar as fitas, pincel e cola pra fazer os acabamentos laterais.
Gastamos 115,00 reais com o MDF e materiais para acabamento.


2. PEÇAS DE DECORAÇÃO
Para decorar o quadro procurei peças também de MDF cortadas a laser em formatos florais. Na época estava próximo ao Natal e não encontrei muitos modelos disponíveis então comprei peças avulsas simples e fiz a montagem delas. Gastei aproximadamente 70,00 com 5 flores e 6 arabescos de MDF, tinta branca, pincel e verniz na Livraria Catarinense em Tubarão. Além disso comprei na Milium o corante marrom para tingir a tinta branca, paguei aproximadamente 4,00 por ele.



3. MONTAGEM
O processo de montagem no geral é bem simples, o mais complicado foi colocar as fitas nas laterais do MDF. Após as fitas estarem bem secas o marido utilizou a mesma cola pra colar a placa branca sobre a marrom. Enquanto isso eu:
- tingi a tinta branca no tom de marrom que queria
- pintei as peças de marrom, passei três demãos de tinta, deixei secando de um dia para o outro
- no dia seguinte finalizei com o verniz
- após as peças estarem secas coloquei na posição que queria e fui colando uma a uma com a cola para artesanato(usei a permabond)
Para dar um detalhe no quadro compre 5 pedras azuis e 20 strass para aplicar nas peças, gastei em torno de 17,00 somando a cola para artesanato(que utilizei para colar as pedras e para colar as peças na placa de MDF).







Para fixa-lo na parede compramos parafusos, buxas e um acabamento de inox, custou em média 8,00.





No final minha conta somou no total em média 214,00 e algumas horas de trabalho, mas confesso que foi muito legal faze-lo e mais legal ainda ver o resultado lindão na sala de estar. Então incentivo você: faça seu próprio quadro!




Bjinhos
Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário