Hoje vou compartilhar com vocês mais uma receita de família que aprendi com a minha vó. Como sempre não foi fácil anotar tudo pois ela não usa receita ou medidas exatas, faz no olho e vai experimentando(que nojo! detesto provar comida crua, é eu sei que o certo é fazer isso mas não faço e conto com a sorte, rsrs). Vamos a receita:
INGREDIENTES
8 ovos
Margarina ou manteiga(pode ser com ou sem sal, tanto faz)
Polvilho azedo e polvilho doce
150 g de coco ralado
fermento em pó(desses normais mesmo, usado pra bolo)
Banha
(Já ligue o forno e deixe pré-aquecendo a 200°)
1° Separar a clara da gema dos ovos, bater as claras primeiro até ficar em neve (bem alta)
2° Juntar gemas e bater até a mistura ficar homogênea
3° Acrescentar 2 colheres de sopa bem cheia de margarina(ou manteiga) e o coco ralado e bater
4° Acrescentar 1 colher de sopa de fermento bem cheia(bem cheia mesmo)
5° Agora de adeus a batedeira e comece a misturar com uma colher de pau(ou similar): acrescente 4 xícara de polvilho azedo e misture bem. Depois acrescente mais 2 xícaras de polvilho azedo e misture até ficar homogêneo.(obs: minha xícara equivale a uns 200 ml no copo de medida)
6° Misture 1 xícara de polvilho doce a metade da massa, reserve a outra metade(aqui começa o nível hard da receita. Pode separar em 2 potes, a minha avó deixa no mesmo e mistura no cantinho mesmo como mostra na foto abaixo). Segredinho, na hora agente colocou polvilho azedo demais e ficou muito dura a massa, pra dar ponto de novo a vó acrescentou um ovo cru e meia colher de margarina e mexeu, depois pra dar o ponto certo continuamos mexendo a massa na mesa com o polvilho doce.
7°Coloque polvilho doce na mesa(pra não grudar e ajudar a engrossar a massa) e pegue uma bolinha de massa e vá batendo na mesa até engrossar. Assim que estiver no ponto(nem se esfarelando de seca. e nem brilhozinha de mole) faça um rolinho na mesa e corte em pequenos retângulos.
8° Unte bem(bem melequenta mesmo) com a banha, posicione os retângulos na forma afastando um do outro(porque vai crescer, senão gruda tudo), e coloque no forno. As fornadas assam bem rápido, a minha avó usa duas formas pra ir revezando, de 5 a 10 minutos já esta pronto. O ponto pra saber se esta pronto é observar a base da broa, se estiver amarelinha já pode tirar.
Essa receita rendeu 10 bandejas com aproximadamente 25 broas em cada(é bastante coisa). A minha vó costuma fazer nessa quantidade porque a família é grande, mas da pra reduzir e fazer a metade da receita(cuidado na hora de calcular metade da colher de fermento pra não errar).
Espero que tenham gostado, eu acho essa broa muito seca e não gosto muito mas o marido se derrete comendo então resolvi aprender.
Deus abençoe e feliz natal!