quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Casamento: A entrega da noiva de seu pai para seu futuro esposo


Até hoje nunca havia parado para pensar em um sentido para esse ritual que costumamos seguir nas cerimonias cristãs de casamento, até que hoje li um artigo do site "orvalho.com" sobre este tema e esse ritual fez muito mais sentido.
     Em seu artigo no site "orvalho.com" o pastor que escreveu o artigo citava como referência o texto de Números 30:1-15 sobre os votos das mulheres para com Deus, sobre a autoridade que o pai tinha em tirar a validade quando não aprovasse o voto e em como essa autoridade é transferida para o marido.
     Na Bíblia encontramos referências para a estrutura do nosso lar, e a palavra nos diz que o homem deve ser o cabeça do lar. Enquanto solteiras temos como autoridade nosso pai e quando nos casamos biblicamente esta autoridade sobre nós é transferida para o nosso esposo. E essa transferência é simbolizada nessa entrega no altar diante de Deus e dos homens.
       Passei por um grande dilema no meu casamento quando foi pra decidir essa parte, tenho um pai biológico e um pai do coração, não gostaria de desonrar nenhum dos dois pois cada um teve e tem um papel especial na minha vida. Então após muito quebrar a cabeça, discutir, ouvir mil opiniões decidi dividir o imenso corredor da minha igreja(graças a Deus por ele ser bem grandão,rsrs) e entrei com o pai do coração e no meio do caminho trocamos e continuei da metade até o altar com o pai biológico. Na ausência de um pai também acho muito bonito as noivas que substituem por uma pessoa que faz esse papel de pai em sua vida(tio, irmão...).
    Falar de submissão da mulher ao homem é um assunto polêmico no qual podemos entrar em mais detalhes em um próximo post, mas a grande dificuldade em tratar desse assunto nos dias atuais ao meu ver são a tendência pela auto-afirmação da independência feminina e a distorção do conceito de submissão. Eu mesmo quando me converti tinha uma certa aversão aos versículos que falavam sobre isso, cresci em um lar com mãe solteira que fazia o papel de pai e mãe e me ensinou que eu tinha que ser independente. Mas a palavra é muito clara, e nós que desejamos agradar o nosso Deus devemos buscar mais entendimento em sua palavra e em oração para vivermos isso.

“Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo”.
 1 Coríntios 11.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário