sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Honre seus pais independente da sua idade

     No meio dos jovens falar de honrar pai e mãe é sempre complicado, a maioria esta disposto a honrar quando precisa de favores ou nos momentos em que pensam igual, mas quando suas necessidades terminam e os pais entram em conflito com as suas opiniões a situação ja começa a complicar.
    Observo que algumas pessoas parecem acreditar que esse mandamento só é válido para crianças ou filhos que moram com os pais, depois que casam e adquirem sua independência deixam de cuidar do que fazem ou falam achando que são donos do próprio nariz.
     Primeira coisa que tenho a falar é que se você não é cristão e nem pretende ser pode ignorar tudo que estou falando, fechar a página e ler outra coisa mais interessante pra você. Segundo, se você é cristão e entregou sua vida pra Jesus independente da idade que você tiver seu nariz(e o resto de você) não é mais seu! Você ja disse que tudo o que é e tem é de Deus, então haja de acordo com a sua decisão.
    Por que digo isso? Porque quando nos convertemos não podemos mais falar e fazer o que bem queremos, o que "da na telha" ou agir de acordo com as nossas emoções. Precisamos desenvolver frutos do espírito como auto-controle, paciência, mansidão, amor, e por aí vai. Esses frutos não caem no seu coração do dia pra noite, é algo que Deus vai implantando através das dificuldades do dia-a-dia, então agradeça por elas pois Deus exorta somente os filhos que ama.
      Sei que somos outra geração, geralmente as opiniões não batem, mas honrar não fala de concordar e sim de respeitar, de obedecer muitas vezes sem concordar, de demonstrar afeto em pequenas coisas. Nessa caminhada com os jovens na igreja quantos filhos vi irem pra caminhos de morte e destruição por não ouvir o conselho dos pais. Conselhos muitas vezes simples sobre namoro, futuro, emprego, que ignorados levaram a dificuldades muito maiores do que a vida ja traria.
       Falar disso pra mim particularmente não é uma coisa fácil, ja tive inúmeros conflitos com meus pais, mas através disso Deus me transformou de uma menina briguenta em uma menina chorona, rsrs. Aprendi a discutir menos e chorar mais na presença de Deus e Ele sempre conduzia as situações por mim. Meus pais não são cristãos e em muita(MUITA) coisa discordamos. Não posso dizer que não tive(e ainda tenho) muitas falhas, mas sempre fiz o meu melhor pra honrar a Deus através desse relacionamento. Pisei na bola? Pisei, e logo depois chorando ia pedir perdão, nem sempre por estar errada mas sempre pra honrar a Deus através da honra aos meus pais.
     Manu, mas como eu faço pra honrar os meus pais? Comece no básico: ouvindo, em discussões cuidando pra não exceder e acabar gritando com eles(ou sair batendo portas pela casa), buscando obedecer, ajudar nas tarefas do lar(vai treinando), presenteando em datas especiais ou quando você vai viajar(traga pelo menos uma lembrancinha, muitas vezes você presenteia muito seus amigos e esquece dos seus pais), evitando gastar em demasiado sabendo que muito do que você compra são eles que pagam, ouvindo quando eles dizem que essa(e) menina(o) não é namorada(o) pra você, buscando estudar enquanto eles te ajudam(ou pagam integral) na sua faculdade, deixando seu pai te levar até o altar se esse é o sonho dele...Enfim, são tantas formas e tantos desafios no dia-a-dia que tenho certeza que o Espírito Santo vai lhe ajudar nessa tarefa se assim você quiser. Nas horas que você fizer algo errado Ele vai te mostrar e não vai te deixar dormir enquanto você não se concertar, rsrs.
Deus abençoe você, seu(futuro ou atual) relacionamento conjugal e seu relacionamento com seus pais(se você ainda os tem por perto)!

Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.
Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.

(Efésios 5:14-17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário