terça-feira, 1 de julho de 2014

Quem casa quer casa

     Um dos grandes desafios dos noivos é decidirem aonde irão morar. O início não costuma ser fácil pra ninguém, até quem pode contar com a ajuda dos pais acaba passando um pouco de trabalho pois as despesas são muitas. Mas com paciência e planejamento é possível ir se desenrolando das dificuldades e realizar o sonho de ter um cantinho só para o casal.                                                               No nosso caso, como compramos um apartamento na planta e tinha data para ser entregue, optamos por morar com os meus sogros até o nosso ap ficar pronto. Levamos quase 2 anos para nos mudar, mas optamos por fazer isso para economizar com um possível aluguel enquanto teríamos já algumas despesas com o apartamento. No nosso caso deu certo e foi tranquilo, optamos com a consciência de que seria algo temporário. Mas se você não possui nada em vista ou sabe que a convivência com seus pais/sogros pode ser difícil acredito que o aluguel ou a aquisição de uma casa própria seja a melhor opção. A Bíblia mesmo nos diz que "Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher"(Marcos 10:7). A convivência com os pais durante o casamento pode vir a interferir no amadurecimento dos papéis de "marido e mulher", sem os pais interferindo a adaptação a nova vida de casados ja não é fácil, com a presença dos pais juntos no dia-a-dia as coisas tendem a ficar mais difíceis ainda.
      Enfim, vamos falar hoje sobre locação de imóvel e em um próximo post sobre aquisição.
    Apesar das condições facilitadas que temos hoje para aquisição de um imóvel próprio, muitos recém casados se pegam impedidos de realizar esse sonho devido a tal "entrada" que precisa ser paga. Na maioria dos imóveis, de nossa região pelo menos, as entradas partem de 10 mil para valores ainda mais altos. Com as despesas da festa de casamento, aquisição e manutenção de carro, compra de móveis e eletros, e outras despesas mais, acaba sendo difícil economizar este dinheiro. Então para começar sua história juntos, muitos optam pelo aluguel. Para o aluguel de um imóvel você deve:
-Pesquisar muito(localização, preço, condições de conservação do imóvel, se ja é imobiliado ou não...)
-Procurar um profissional de confiança, nesse caso a melhor indicação é procurar um corretor que irá proporcionar segurança para você na hora de assinar o contrato
-Se o imóvel não for novo é recomendado que leve um profissional para verificar a parte elétrica, hidráulica e estrutural do imóvel. Algum dano ja existente e não constatado pode ser cobrado de você ao final do contrato, cuidado!
-Tirar fotos de possíveis problemas que o imóvel tenha para deixar registrado que ja era pré-existente, de preferencia deixe notificado no contrato.
-Confira o valor do IPTU e se é o proprietário que vai pagá-lo, se for apartamento ou casa geminada qual valor da taxa de condomínio.
-Ler todas as clausulas do contrato e verificar se estão de acordo com o que foi oferecido.
-Nunca faça obra por conta própria, caso autorizado pelo proprietário deixe registrado pro escrito.

     Se possui o sonho de adquirir um imóvel próprio futuramente busque um aluguel com valor baixo, mesmo que o espaço não seja dos melhores, dessa forma conseguirá economizar uma quantia por mês que futuramente servirá de entrada para sua casinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário