sexta-feira, 17 de julho de 2015

A alimentação na gravidez de trigêmeos

Uma das minhas primeiras preocupações quando soube que tinha a possibilidade de ser uma gravidez trigemelar foi a minha alimentação. Se um bebê ja exige muitos nutrientes da gestante, imagina três? E pra quem me conhece pessoalmente sabe que alimentação é um problema sério pra mim, não gosto de salada e como poucas frutas.
Então na minha segunda consulta tratei de pegar um encaminhamento com meu médico para ir a nutricionista e rever minha alimentação para o bem dos babys. Na primeira consulta ja levei um puxãozinho de orelha, minha dieta era quase 90% de carboidratos,rsrs. Como as chances de uma diabete gestacional em uma gravidez de múltiplos é maior precisa de mais cuidados.
Antes mesmo de a minha dieta ficar pronta me vi obrigada a mudar minha alimentação. Intestino preso ja era um problema pra mim antes de engravidar, com a gravidez a situação ficou um pouco pior, e com a complementação de ferro ralou de vez! Tentei tomar mix de fibra pra ver se ajudava, mas não teve jeito, e la fui eu mudar meu cardápio. Pesquisei alimentos ricos em fibras fui  pro mercado comprar iogurte e granola, pão integral rico em fibras, laranja, banana caturra e biscoitos ricos em fibras. Além disso comecei a controlar o consumo de água para que ingerisse pelo menos 2 litros por dia e meu problema de intestino preso foi resolvido em dois dias.
Tem dias que os enjoos estavam mais fortes e o gosto de comida integral me incomodava, fujo um pouco mas sem me passar demais para que o problema não volte.
No período que os enjoos foram passando tive o retorno na nutri e peguei minha dieta. Não vou passar a dieta por aqui porque acredito que é importante cada uma procurar um profissional de sua confiança, ele vai fazer uma dieta baseada em suas necessidades.
Na minha dieta fizemos intervalos de lanches entre 2 e 3 cada, acabo variando conforme a minha rotina e fome rsrs. Inseri alguns alimentos que não tinha o hábito de consumir como leite e iogurte(meus hábitos alimentares eram bem pobres em cálcio), chia junto com o arroz ao meio-dia, pão integral, 4 porções de fruta ao dia(geralmente comia 1, no máximo 2 muito de vez em quando), e ainda vou tentar começar a inserir verduras e legumes(hoje só como cenoura e beterraba). Além disso não tinha muito o hábito de comer carne vermelha, comia de 1 a 2 vezes na semana, tenho consumido mais vezes e alguns ovos cozidos para complementar nas proteínas.

No curso de gestante ja tinham informado a importância de ter uma dieta rica e equilibrada com proteínas, vitaminas, carboidratos, fibras, ferro, gorduras(saudáveis), cálcio.
Além disso nos cursos também informaram que é bom evitar peixes e carnes crus ou mal passados, chás(o único que recomendaram é o de gengibre), alimentos com muito açúcar ou cafeína, queijos feitos com leite não pasteurizado, além da bebida alcoolica é claro.

Vou fazer acompanhamento mensal com a nutricionista, além disso quinzenalmente meu obstetra tem acompanhado meu peso. Nossa meta é manter minha dieta rica em todos os nutrientes necessários ao bebe e a mim, e evitar ganhos excessivos de peso. Estou me esforçando pra conseguir, no geral acho que tenho me controlado bem, mas confesso que de vez em quando dou uma escapadinha na dieta pra comer uma massa ou um pedacinho de chocolate rsrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário