sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Perda de identidade no namoro


     Cada um de nós é único, diferente dos outros bilhões de habitantes do planeta Terra em nossa aparência física, personalidade, crenças, valores, entre outros tantos aspectos. O conceito de identidade pode se resumir de forma simplificada na resposta de uma única pergunta: Quem sou eu?
     Desenvolvemos nossa identidade de forma constante todos os dias de nossa vida. Muitas mudanças são positivas, amadurecemos, crescemos em conhecimento, em respeito ao outro. Porém, nesse processo de mudança muitas pessoas passam por crises de identidade ja não sabendo responder exatamente quem é em meio a tantas mudanças.
     Uma das fases em que percebo muitas pessoas passando por crises de identidade é o namoro. E me refiro principalmente aos cristãos que em sua identidade devem possuir como referência em primeiro lugar o amor e temor a Cristo. Em alguns namoros que tive o prazer(e o desprazer) de acompanhar vi ambas as situações: pessoas que depois de iniciarem passaram a se firmar ainda mais em Deus, amadureceram e se tornaram testemunhos vivos de verdadeiros cristão como a palavra de Deus nos mostra. E também presenciei o inverso, casais que depois de iniciarem um namoro se isolaram, se afastaram, se tornaram "donos do seu próprio nariz que não precisam dar justificativas a ninguém", que abandonaram seus ministérios enterrando o talento que um dia Deus lhes deu.
     Focando na segunda situação acredito que a carência seja o grande motivador de tal mudança na maioria dos casos. O desejo de se sentir amada(o), de ter com quem sair, de ter com quem sonhar em construir um lar faz com que muitos abandonem os princípios que um dia tiveram. E nesse abandono aquele que ia em três cultos só aparece na igreja aos domingos(ou quando esta na escala para algo), aquele que sempre estava disposto a ajudar em tudo(recepção no culto, lavar louça no final de confraternizações, se aproximar de visitantes) passa a cuidar só do seu próprio umbigo, aquela pessoa submissa as suas lideranças se afasta e se esconde atrás de tantas justificativas como família, faculdade, carreira.
     Me parece até que alguns só estavam na igreja procurando uma namorada(o), ai quando encontram parece que a missão foi cumprida e "relaxam". Sendo que a vida cristã vivemos é para Deus, seja na juventude enquanto conciliamos trabalho e faculdade, na vida adulta enquanto conciliamos casa e família, e em todas as outras fases que passamos ou ainda passaremos. Não deixe que os seus relacionamentos e seus sonhos prejudiquem sua vida cristã com Deus e com a igreja em que Deus te colocou. É na igreja que somos tratados, é na igreja que participamos da comunhão dos santos, é na igreja que Deus nos usa para abençoar outras vidas. O Ide também acontece dentro da igreja enquanto muitas pessoas precisam ser acompanhadas e discipuladas, e isso é dever seu e meu. É na igreja que somos membros do corpo de Cristo, um membro fora do corpo perde a vida que tem...esta morto!

Nem todos os namoros terminam em casamento, alguns se desmancham e quando não temos nossa identidade definida e não estamos inseridos no corpo de Cristo ficamos como um naufrago, perdido, sozinho, sem saber direito quem é e para quem correr.



Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
Mateus 7:13-14

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Dia-a-dia no casamento

Muitos dias sem aparecer por aqui, tem semana que é mais difícil e essa é uma delas, a correria esta grande. Mas os motivos são muito bons, trabalho, envolvimento com ministério e novos projetos de vida.
Pra hoje tenho uma frase do Pr Hernandes Dias Lopes para compartilhar, nos traz alguns conselhos simples e eficazes para alcançar a felicidade em um casamento.


Que possamos buscar essa felicidade em nossos relacionamentos com muita força de vontade e mudança de atitudes. Sacrificar nosso eu em favor de "nós".

"Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher,
e os dois se tornarão uma só carne'. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne.Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe."
 Marcos 10:7-9
Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher,
E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.
Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

Marcos 10:7-9

Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher,
E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.
Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

Marcos 10:7-9
Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher,
E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.
Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

Marcos 10:7-9
Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher,
E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.
Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

Marcos 10:7-9

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O perigo das comparações.

     Todos nós, em tudo que fazemos, temos um único objetivo: sermos felizes!
  E alcançar essa felicidade muitas vezes nos parece impossível pois sempre que alcançamos um objetivo estabelecemos um maior ainda. Eu costumo brincar que sou uma eterna "economizadora"(nem sei se essa palavra existe,hehe) porque no começo poupava meu dinheiro pra faculdade, depois pro casamento, depois pra reforma do ap, depois pra viajar, e ja tenho mais alguns sonhos futuros para os quais sei que precisarei continuar minha vida de "economizadora".
     Porém, eu na minha Escola da Ansiedade, tenho aprendido com Deus a ser feliz no hoje com o que tenho, mesmo ainda tendo sonhos nãos realizados.
     Percebo que um dos principais ladrões da nossa alegria no tempo presente é a comparação. Afinal quem nunca ouviu a famosa expressão "a grama do vizinho é sempre mais verde". Nas comparações geralmente usamos como referência pessoas com uma condição financeira melhor que a nossa, com bens de maior valor, com estruturas familiares mais organizadas e estáveis. E nos lamentamos com frases do tipo "Por que parece que tudo da certo para os outros e menos pra mim?", "Por que eu passo tanto trabalho enquanto pra outras pessoas é tudo tão fácil?".
     Você pode não ter nascido em um berço de ouro, seus pais podem não ter condições de bancar uma super festa de casamento, carro ou imóvel. Mas isso não tira o valor que a sua vida tem e nem apaga as bençãos que Deus ja tem te dado. Precisamos lembrar das pessoas que tem menos que nós e nos colocar na condição de servos. Ansiamos muito por ser servidos, por receber das pessoas, por receber bençãos e mais bençãos de Deus, passando assim a ter uma vida individualista e
egoísta sem perceber.
     Nas circunstâncias difíceis, no pouco, na fraqueza, na solidão, Deus nos prova, prova a nossa fé e confiança que tanto declaramos que temos n'Ele. Porque como diz a Palavra de Deus:

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 

Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Quem casa quer casa!

     Esse é um ditado popular muito conhecido por todos, especialmente pelos noivinhos e noivinhas. Nos apaixonamos, começamos um namoro e logo aparece o sonho de casar(para a maioria das mulheres esse sonho reaparece, porque na verdade ele já nos acompanha desde novinhas,hehe). E com o sonho de casar mil preocupações, aonde geralmente 95% envolvem finanças. Um dos grandes dilemas é: Aonde vamos morar?
     Com os cristãos não é diferente, temos o Senhor como socorro bem presente, porém muitas vezes nos deixamos levar pela ansiedade e desespero e perdemos até a fé. Meu post hoje é pra animar aqueles que tem andado preocupados com coisas desse tipo. Como ja falei, estou ainda na escola de Deus sendo tratada quanto a ansiedade mas ja passei por muitos momentos mais difíceis.
     Quando começamos a sonhar com um possível casamento comecei a busca desesperada por um imóvel, fiz o TJ ir comigo visitar algumas casas e apartamentos...Tudo que estava dentro do nosso orçamento era "caindo aos pedaços" e eu na minha ansiedade sempre falando "ah, mas damos um jeito, reformamos depois". Ainda bem que Deus sempre coloca alguém diferente de nós pra trazer equilíbrio ao relacionamento, e o TJ sempre muito prudente me acalmando "vamos esperar um pouco mais".
     Até que depois de alguns meses procurando, chorando, orando, lendo mil vezes "não andeis ansiosos por coisa alguma" desisti, larguei de forma sincera diante de Deus o meu sonho. Quantas vezes dizemos "entrego" e persistimos em dar uma mãozinha pra Deus, o que seria de nós sem a misericórdia de Deus que se renova a cada manhã né?
     E então, semanas depois, sem procurar, sem correr, sem se cansar, o TJ recebe por e-mail de um amigo um anuncio de um ap. Bem localizado, na planta, em um custo acessível a nossa realidade. Dou esse testemunho como forma de incentivo, permaneça crendo e confiando, principalmente quando nada parece estar dando certo porque é assim que nós crentes vivemos...pela fé! É pela fé que somos provados e aprovados diante de Deus. Creio que Deus te ama tanto quanto Ele nos ama, e temos provado desse amor a cada dia na provisão de cada necessidade, esse é o nosso Deus!

Dia da entrega das chaves do ap!

"Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.
E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?

Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos.

Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas.
Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."




segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Pão de mel(Receita do Edu Guedes)

Receita que peguei na internet, testada e aprovada!
Essa é a receita original, rende 24 pães de mel se feito com a forma própria pra isso(como as da imagem abaixo).

Pode-se usar essas forminhas individuais ou uma forma retangular normal e depois
cortar os quadrados.
(Eu sempre faço metade da receita que são 12 pães de mel usando as forminhas individuais.)

Receita pra 24 porções:
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de chocolate em pó
1 xicara de açucar mascavo
1 colher(chá) de canela em pó
1 colher(café) de cravo da india em pó
6 colheres(sopa) de mel
2 xícaras de leite
2 colheres(sopa) de óleo
1 colher(sopa) de fermento

Modo de fazer: Deixar o forno pré-aquecendo em 250°. Misturar primeiro os ingredientes secos em uma bacia(deixar só o fermento por último). Depois adicionar o mel, o leite e o óleo.
Mexer novamente, não uso batedeira pra essa receita, faço na mão mesmo com um "fouet". Por ultimo acrescentar o fermento. Untar a forma com óleo e trigo, despejar a massa e colocar
pra assar. Pra saber se esta pronto é só fazer o teste do palito de dente, se espetar e a massa
não grudar esta no ponto. Nas forminhas individuais ele costuma assar bem rápito, de 5 a 10 minutos, então fique cuidando.

Tirar do forno e deixar esfriar antes de tirar da forma. Esfriou? Ja pode tirar e vamos pro recheio..

Para rechear pode usar diversos tipo de recheio, eu sempre uso doce de leite(pode ser MUMU ou qualquer outro encontrado no mercado). É só cortar o pão de mel ao meio e acrescentar
o recheio com o uso de uma faca mesmo.
Pro doce de leite ficar um pouco mais cremoso coloco na panela o doce de leite
com um pouco de leite(umas 3 colheres de sopa) e mecho durante uns 2-3 minutos no fogo baixo

Para banhar o pão de mel use o chocolate fracionado ao leite ou meio amargo em gotas, costumo comprar da marca Harald. Em Tubarão compro na Produpan, Ponto das Festas, Plínio ou na La Festerê. Custa em torno de 12,00 o quilo.
Coloque o chocolate em um recipiente de vidro e derreta no microondas conforme instrução
na embalagem do chocolate. Coloque o pão de mel sobre um garfo, mergulhe no chocolate
ou com uma colher jogue o chocolate sobre ele. Apoie em cima de uma folha de papel manteiga para secar. Depois de seco o chocolate é só cortar as beiradas com uma faca e
decorar como quiser(se for usar confeitos jogar com o chocolate ainda mole, se for fazer
risquinhos com chocolate branco é só esperar secar e fazer).
Outra ideia, mais elaborada, é decorar com pasta americana como os que eu fiz abaixo:



Alguém mais testou? Deu certo?
Deus abençoe, bjs

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Ansiedade X Vontade de Deus

     Falar de expectativas e ansiedades é algo complicado pra mim, estou nessa escola sendo tratada por Deus há algum tempo e acho que minha formatura não esta tão perto assim. Mas alguma coisa ja pude aprender com Deus até aqui e gostaria de compartilhar com vocês.
     Sempre fui muito sonhadora, inconformada, e insatisfeita com quase tudo que tinha por sempre querer mais. Na área sentimental não foi diferente, ansiosa pra começar a namorar, ansiosa pra noivar, ansiosa pra me casar, ansiosa pra me mudar pra nossa casa...E por ai vai.
     Como já disse, ainda tenho muito a aprender nessa área mas Deus ja ministrou algumas coisas ao meu coração que são as quais me apego quando a ansiedade volta a querer tomar conta.

     Li durante algum tempo um estudo sobre a vida de Moisés e até hoje me fascino com a forma como Deus usou esse homem e tudo que fez através dele, os altos e baixos do povo, e uma promessa sem igual! Me fascina pensar em tudo que o povo presenciou enquanto guiados por Moisés: as 10 pragas, o mar se abrindo, água brotando da rocha, provisão diária do maná, os 10 mandamentos, a face de Moisés resplandecendo a glória de Deus, a coluna de nuvem de dia e a coluna de fogo a noite os guiando pelo deserto, e tantas outras maravilhas. E mesmo assim o povo constantemente caia em pecado, criava pra si outros deuses e murmuravam contra Moisés e contra Deus.
     Confesso que muitas vezes cheguei a me indignar enquanto lia Êxodo, até que Deus vai nos trazendo a memória quantas vezes agimos semelhante ao povo de Israel. Quando deixamos de confiar em Deus porque Ele não esta agindo da forma como esperamos e damos o nosso "jeitinho brasileiro". Exemplos:

-Esperamos em Deus um namorado, mas fazemos um cadastro em um site de relacionamento gospel pra "dar uma ajudinha";
-Esperamos em Deus um namorado mas busco me aproximar de todo garoto novo que aparece na igreja;
-Tomamos decisões sem orar e ter uma confirmação de Deus porque parece "óbvio" que é o melhor a ser feito
-Não nos submetemos a autoridade de nossos lideres espirituais porque "minha mãe e meu pai me apoiam"(nada contra apoio e zelo familiar, mas junto com o apoio da sua família precisa vir o apoio de seus líderes, acredite, ja vi muitos entrarem em péssimos casamentos por não ouvirem seus líderes)

Que possamos nos apegar a palavra de Deus que nos diz:

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graçasFilipenses 4:6

Dessa forma alcançaremos a promessa de Deus de ter uma vida em paz, plena e feliz:

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Filipenses 4:7

Pra encerrar uma frase que carrego comigo:
"Tome cuidado para não perder o melhor de Deus por ficar esperando o melhor do seu jeito"

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Quando devo começar a namorar?


Quando chegamos a adolescência tudo nos empurra para o namoro, os hormônios, a televisão, os amigos, os parentes. O tempo vai passando e nem todos conseguem namorar logo. E isso acaba virando motivo de frustração para muitos jovens, que começam a se sentir rejeitados, excluídos, a sua auto-estima despenca, por fim, acabam se metendo em várias furadas para alcançar o tão sonhado namoro.
 
Me lembro que tinha os meus 16, 17 anos, o quão frustrado era por não ter uma namorada, pensava: “deve ser porque sou gordo...”, hoje vejo que nada mais era do que o livramento de Deus para algo melhor que estava por vir.

Muita vezes o problema está em não saber esperar o tempo certo para as coisas. Vejo muitos adolescentes de 14, 15 anos namorando, e isso sempre faz com que acenda o sinal de alerta. O namoro cristão não pode ser banalizado como é o namoro secular, o namoro cristão ele deve sempre ter o foco no casamento, e por mais “eternos” que sejam os amores na adolescência, são raríssimos os casos em que um namoro juvenil vai até o altar.

Antigamente cedo se começava a trabalhar, mas hoje em dia, todos querem estudar, criar uma carreira, para depois ingressar no mercado de trabalho, e quando se entra no mercado exige tempo até conseguir um bom emprego que possa montar/sustentar uma família.

Então é fácil fazer as contas: começar um namoro com 15 anos, vai levar quantos anos até casar? 10 anos? Com sorte não é? Agora 10 anos namorando, é um tempo muito longo para apenas namorar. Quem namora sabe o quão difícil é ter um relacionamento em santidade segundo o querer de Deus. Agora imaginem 10 anos namorando, se descobrindo, passando por fases boas e ruins, agora junte tudo isso aos hormônios fervilhantes da adolescência e pronto, temos um prato cheio para algumas situações:
- A primeira e a mais comum é ter um namoro totalmente longe dos propósitos de Deus, onde a prática do sexo já faz parte da vida do casal de namorados;
- Outra muito comum é um namoro cheio de idas e vindas, brigas e acertos e altamente tóxico para ambos;
- Um namoro que vai durar alguns anos, e que quando a adolescência passar, ambos vão perceber que não tem mais nada haver um com o outro, pois já mudaram muito, isso pode gerar rompimentos trágicos, onde ambos saem muito machucados;

Então qual é o segredo? Quando devo começar a namorar? Como vou saber se estou pronto? Como vou saber quando é a vontade de Deus?

Bom eu não posso estabelecer nenhuma regra, pois, a bíblia não mostra nada relacionado a anos. Mas a bíblia também não nos mostra nenhum “namoro” de 10 anos, pelo contrário, nos tempos bíblicos o primeiro passo já era o casamento. Mesmo Jacó que esperou 14 anos para ter Raquel, não existe nenhum relato dos dois namorando. Então, na minha opinião e experiencia você deve levar em consideração as seguintes perguntas antes de começar a namorar:

- Porque quero namorar? É um motivo Santo e verdadeiro? Penso em casamento?
- Ela tem a mesma convicção de fé que eu? Essa é uma pergunta crucial. Nunca entre em um relacionamento achando que a pessoa vai mudar, ou se converter, pois, isso raramente acontece.
- Eu amo de verdade essa pessoa? Ou estou pensando em somente satisfazer uma necessidade fisiológica?
- Estou preparado para abrir mão do meu modo de vida para fazer feliz outra pessoa?
- Em quanto tempo terei condições (financeiras e emocionais) de casar? Se essa pergunta não tiver resposta, ou a quantidade de anos for muito grande, talvez não seja a sua hora de namorar.

Eu fui namorar pela primeira vez aos 21 anos, e essa pessoa hoje é a minha esposa, sou muito feliz, grato a Deus e totalmente satisfeito com o meu casamento.
Tenha muito cuidado, uma decisão errada pode trazer muitos anos de amargo arrependimento.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”
Eclesiastes 3:1

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”


Ciúmes

     Ontem vi uma imagem que me chamou atenção e vai ser o tema do post de hoje: ciúmes.
   Ciúme é um dos grandes problemas nos relacionamentos, seja cristão ou não. Um sentimento de posse, insegurança e falta de confiança que gera discussões sem fim.
Começa então a pressão para o namorado(a) ou esposa(o) se afastar de certos amigos,
não sair em locais públicos com frequência e até mesmo desistir de continuar os estudos.
Não só o relacionamento afetivo como a vida social, familiar e profissional da pessoa poderá ser prejudicada. Um namoro ou casamento é pra ser um relacionamento saudável, aonde existe confiança, apoio, incentivo. É algo que sabemos que foi criado por Deus pra constituirmos família. Porém o ciúme se encontra lá na relação de frutos da carne como diz em Galátas:

"Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus"
Galátas 5:19- 21

     Se você se enquadra nesse assunto procure ajuda, um líder de grupo, um pastor ou pastora. Alguém mais velho que você, que tenha mais experiência e possa lhe auxiliar. Em alguns casos percebe-se também a necessidade do acompanhamento de um profissional, um psicologo que ajude a lidar com as questões de falta de auto-estima e confiança.

     Não tenha vergonha de admitir seu pecado, mas confesse e busque auxilio com as pessoas que Deus colocou na sua vida pra te ajudar. Então a restauração de Deus te alcançará e consequentemente alcançará o seu namoro/casamento.
Deus abençoe!