sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Nove lições para rompimentos(baseado em texto de Marshall Segal)

Este é um resumo de um artigo que li no site www.desiringgod.com redigido por um pastor assistente de John Piper. Acredito ser útil para pessoas que estão passando por isso ou acompanhando outras pessoas que estejam nesse processo...


Você arriscou seu coração. Você compartilhou sua vida. Você comprou os presentes, fez as memórias, e sonhava seus sonhos juntos – e acabou. Agora, você esta de volta a estaca zero na busca de um casamento, e se sente solitário, mais longe do altar, por causa de tudo o que você passou e perdeu.
Ninguém começa a namorar alguém esperando que vá terminar. A maioria de nós anseia pelo dia do casamento. Estamos a busca de amor, afeto, segurança, companheirismo, compromisso, intimidade e ajuda. Afinal, Deus parece querer que a maioria de nós se case(Gênesis 2:18; Provérbios 18:22; 1Corintios 7:2/9) . Mas isso não faz com que casar-se seja algo fácil. Rompimentos na igreja são dolorosos e desconfortáveis, e muitos de nós andou ou vai andar nessa estrada escura e solitária. Então, aqui estão 9 lições para a construção de esperança quando os cristãos rompem um namoro.

1.  Não há problema em chorar – e você provavelmente deveria
Talvez você estivesse convencido de que era preciso terminar, mas sabia o quão difícil seria. Não é um divórcio, mas pode-se sentir tanto quanto ele.
Deus projetou o romance para expressar-se em fidelidade e lealdade – em unidade. Porque o namoro é apenas um meio para o casamento, o projeto de Deus para os nossos casamentos fala com o seu projeto para o namoro. Um namoro que mergulha depressa demais ou de forma descuidada não reflete o querer de Deus.
Não tem nada a esconder ou se envergonhar. Sinta-se livre para sentir e saber que a dor aponta para algo bonito sobre o seu Deus e seu eterno amor por você. Se você entrasse e saísse de um romance sem dor ou remorso algo sim estaria errado.

2. Não tente outra vez rapidamente
Um dos piores erros e mais populares é de passar pra um próximo relacionamento cedo demais, especialmente nessa época de mídias sociais e namoro on-line. Carinho pode ser um vício. Se você já esteve de mãos dadas, sorrisos vistos, experimentou a doçura de atenção, você vai querer mais. Vamos esperar, orar, ter paciência e cuidado. É muito fácil deixar um rastro de feridos para trás em nossa busca de um parceiro.
É mentira pensar que você não esta se movendo em direção ao casamento se não esta namorando. As vezes a melhor coisa que você pode fazer pelo seu futuro cônjuge é não namorar.

3. Você pode ter falhado, mas Deus não
A relação pode ser mais por uma falha de caráter específico ou fracasso. Existem coisas sobre nós – deficiências ou padrões de comportamento – que podem desqualificar-nos para o casamento com uma pessoa em particular. Mas isso não anula a graça de Deus através de você.
Como as pessoas se aproximam, e precisamos estar em comunhão cristão, o nosso pecado inevitavelmente se torna perigoso. Nossa bagunça se torna mais presente na vida do outro.
Se você está confiando em Cristo para o perdão dos seus pecados e se esforçando para segui-lo e sua palavra, Deus nunca o abandonou, e Ele nunca vai te abandonar. Seus propósitos são maiores do que os seus erros.

4.É melhor ter amado e perdido
Infelizmente, muitas vezes os rompimentos geram conversas desconfortáveis e embaraçosas. Você se sente como uma mercadoria danificada, como se tivesse sido arruinado aos olhos de Deus ou aos olhos dos outros.
Se na sua tristeza você voltar para o Senhor e se arrepender de qualquer pecado que você trouxe para esse relacionamento, você é tão precioso para Deus como já foi e Ele esta usando cada centímetro do seu sofrimento para fazer de você mais do que Ele criou pra ser e dar-lhe mais do que Ele criou pra desfrutar. Assim na seqüência de uma separação temos razão para se orgulhar, enquanto nossa glória é em tudo o que Cristo é pra nós.
Ele ama a nossa alegria duradoura n’Ele muito mais do que Ele ama o nosso conforto temporário de hoje.Saiba que Deus esta fazendo o bem, mesmo quando nos sentimos pior.

5.Mesmo que não possam ser amigos agora, vocês vão ser irmãos pra sempre
Para relacionamentos cristãos, rompimentos nunca são o fim. Vamos ficar juntos em um novo lugar onde ninguém é casado e todos estarão felizes.
Mas no momento o mais saudável emocionalmente e espiritualmente é criar algum espaço e limites. Corações que foram doados, em qualquer nível, precisam se curar e desenvolver novas expectativas novamente.
Reconciliação não necessita de proximidade, requer perdão e amor fraternal.
Precisamos aprender a viver hoje em nossos relacionamentos, antigos e novos, à luz de nossa eternidade juntos. Nossa paciência, bondade e perdão em rompimentos vai brilhar ao lado de respostas egoístas e vingativas adotadas pelo resto do mundo.

6. “Não é você, é Deus” não é o suficiente
Pode ser uma das justificativas mais usadas no meio cristão, “Deus esta me levando a fazer isso”, “Deus me disse que precisamos romper”.
Deus pode muito bem levá-lo a um rompimento, mas não use-o como bode expiatório. Reconhecer seu pecado e pedir perdão, ser honesto em como chegou nessa decisão.
Em primeiro lugar, é aconselhável não tomar a decisão sozinho, compartilhe e confirme a sua perspectiva com alguém que ama a Jesus e ame vocês dois.Isso pode ajudar você a avaliar seu coração.  Se for uma pessoa casada será melhor, converse com alguém que sabe o que é preciso pra perseverar em um casamento.
Nossa imaginação, especialmente em uma crise emocional, pode ser uma arma letal que Satanás aproveita contra nós para o mal. Quando deixamos tudo vago poderá alimentar em sua mente mentiras do diabo para destruí-lo. Dê-lhe informações suficientes de como Deus o levou a esta decisão sem esmagá-lo ou derrubá-lo. Eu digo “o suficiente”, porque há muitas coisas verdadeiras mas inúteis para se dizer.

7. Vosso Pai sabe as vossas necessidades
Deus alimenta os pássaros, faz crescer as flores do campo(Mateus 6:26-28). Quando você pedir um marido Ele não vai lhe da ruma cobra, quando você pedir uma esposa Ele não vai lhe dar um escorpião. Mesmo quando parece que Ele lhe fez mal, Ele não fez. Ele ama você e sabe o melhor pra você.
Confie n’Ele para lhe sustentar a cada dia(ou anos) se você casar ou não. Se você se casar, sei que Ele vai trazer a esposa ou esposo inperfeito(a) que você precisa.

8.Aprenda com o amor perdido
Uma das maiores vitórias de Satanás em uma separação é convencer um rapaz ou uma menina de que “foi tudo culpa da outra pessoa”. Todos nós somos falhos e cheios do Espírito Santo, por isso vamos todos estar sempre aprendendo e crescendo como pessoas e cônjuges.
Após passar a onda emocional identifique uma área ou áreas onde você quer se esforçar para ser mais gracioso ou mais exigente ou mais fiel – mais como Jesus – que seguem em frente. Pode ser um momento único para refletir sobre como ter uma vida mais saudável e equilibrada.

9.Jesus vai ajudá-lo a encontrar alegria a sombra do desgosto
Quando estamos sozinhos e nos sentindo abandonados é realmente difícil acreditas que alguém sabe o que estamos passando. Isso até pode ser verdade em relação as pessoas bem-intencionadas em torno de você, mas não sobre Jesus. Jesus veio e foi quebrado para das esperança ao partido. A alegria não esta em saber que Jesus tinha dificuldades também. A alegria esta em saber que a pessoa que sofreu em seu lugar morreu e ressuscitou para acabar com o sofrimento para os seus santos. Jesus passou antes para pavimentar o caminho para a alegria na dor.Vivemos, sobrevivemos e prosperamos, olhando para Ele.
Se você acredita nisso, então aproveite ao máximo essa separação, sabendo que Deus escolheu este caminho particular pra te fazer crescer e te fazer feliz.

Texto na íntegra em inglês:

Nenhum comentário:

Postar um comentário