quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Vida financeira: Assunto a ser tratado ainda no namoro

        Falar de dinheiro é sempre algo delicado, mas lá vou eu tentar dar um pitaco no relacionamento dos namorados quanto a administração das finanças. Afinal, sabemos que muitos casamentos chegam ao seu fim devido a dificuldade nesta área da vida.
     Acreditamos que o principal objetivo do namoro é o casal se conhecer melhor e se preparar para um futuro casamento. E quando falamos "se preparar" é em vários sentidos, hoje vamos trabalhar específico a área financeira.
     O dinheiro é bom quando sabemos administra-lo bem, quando entendemos que tudo o que recebemos não é nosso mas de Deus e que precisamos estar na condição de servos fiéis que servem a Deus administrando bem o que recebem pra honra e glória do Seu nome.

Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos.
Ageu 2:8

     Mas qual a importância de pensar sobre isso no namoro?Qual a importância de juntos já conversarem sobre seus projetos de vida, como vão administrar seu dinheiro(quem será o responsável, como vão proceder na administração das contas, se vão ter poupança ou não, se vão economizar pensando mais no futuro ou gastar aproveitando mais o hoje...)?
     Muitas crises são evitadas no casamento quando já definidas no período de namoro, assim quando juntos ja possuem um plano traçado e alinhado em comum vontade para essa área com certeza muitas crises e talvez até uma possível separação será evitada no casamento. Os dois precisam pensar iguais, ou um precisa estar disposto a ceder sua vontade, para o casamento dar certo.

Uma vez ouvi uma história verídica sobre um casal que estava prestes a se casar. Na manhã do casamento, que seria a noite, decidiram juntos abrir os presentes que ja haviam recebido. Ao abrir o noivo percebeu que a maioria das peças de cozinha eram de cristal, e perguntou pra noiva o por quê daquilo. A noiva falou que foi ela que escolheu porque na casa dela só iria servir em peças de cristal. O noivo, de origem mais humilde, falou que na sua casa sempre haviam usado copos simples e até de embalagem de  requeijão e que casado seria assim também. Os dois depois de uma enorme discussão não cederam. Celebraram o casamento a noite pois já estava tudo pago, na festa o salão ficou dividido em: metade de um lado com a noiva, seus amigos e sua família e na outra metade o noivo, seus amigos e sua família. Naquela mesma semana ja entraram com o pedido de divórcio.

     Você pode achar que é exagero ter se divorciado por causa de um copo, mas a questão não é o copo e sim os valores distinto que ambos tinham. Quais seus valores? O que você considera realmente importante na vida? Seu namorado(a) pensa da mesma forma? Se não, algum dos dois esta disposto a ceder? Se a resposta for não novamente sugiro que ore e repense seu relacionamento.
     Sugiro que juntos façam uma planilha, anotem todas as entradas(salário, extras...), anotem as despesas fixas(contas de casa, consórcio, financiamento...todas prestações fixas a médio e longo prazo) e as variáveis(contas de curto prazo, carnês, compras parceladas no cartão). É importante também anotar e acompanhar os gastos diários, geralmente os lanchinhos e bobicinhas compradas levam boa parte dos nossos salários.
      No nosso caso começamos uma poupança juntos a partir do aniversário de 1 ano de namoro pensando em usar na entrada de um imóvel ou na festa de casamento, começamos com pouco, cada um poupava de 100,00 a 150,00 por mês. Mas aos poucos, conforme nos motivávamos mais e nossa condição financeira ia melhorando fomos nos esforçando mais e conseguindo aumentar o valor poupado. Hoje, unimos nossos salários e tomamos todas as decisões quanto as finanças juntos, nenhum dos dois compra nada sem estar em acordo com o outro e isso tem funcionado muito bem para nós.

     Para aqueles que reconhecem sua dificuldade em administrar suas finanças sugiro que procure uma turma do "Ministério Crown Finanças" realizado em algumas igrejas evangélicas.

Desejo que Deus te abençoe em todas as áreas da sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário