sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Bolo de pasta americana fácil!

Eu sempre fui fã de bolo, a primeira receita que me lembro de ter aprendido foi a nega-maluca da minha avó(receita essa que uso até hoje). E com o passar do tempo bolos mais elaborados foram chamando minha atenção. Quando descobri a pasta americana então, foi amor a primeira vista(e desespero ao primeiro orçamento,rsrs)!
Antes de começar a aprender cheguei a comprar alguns bolos decorados com pasta, morria de amores por eles mas pagava quase chorando porque pra quem é assalariado como eu é realmente salgadinho(não que não valha, porque quem faz sabe o quanto de trabalho os danados dão). Então, resolvi me aventurar no mundo dos bolos de pasta americana para poder economizar e faze-los quando eu quisesse. Vi muitos vídeos no youtube, fiz curso, e gastei uma certa quantia em materiais para uso. Mas venho hoje dar uma dica fácil de como montar um bolo com pasta sem ter que investir em material e perder horas assistindo vídeos.
Ja utilizei essa estratégia em algumas vezes que estava sem tempo ou paciência, acredito que pode ajudar para muitos Chás ou Noivados!

1. Escolha a base do seu bolo, peça emprestado um pé de bolo bonito de vidro ou porcelana de parentes ou amigas se você não tiver.
2. Compre em um mercado ou padaria 2 pão-de-ló(branco ou de chocolate, tanto faz). Eu prefiro deixar pra cortar ao meio em casa porque no local que compro ja cortaram torto, mas de você confia pode pedir pra ja cortarem no local.
3. Faça o recheio do bolo(gosto do tradicional brigadeiro ou beijinho com creme de leite), tem que ser firme, mas coloque no bolo ainda quente pra conseguir espalhar bem.
4. Monte o bolo: molhe a massa com refrigerante de guaraná, suco de morango, ou outro de sua preferencia. Deixe a massa mais retinha separada pra colocar em cima do bolo, molhe e recheie cada camada. Quanto mais firme for o pão de ló, mais retinho o bolo ficará.


5. Para decorar com pasta de uma maneira fácil minha estratégia é a seguinte: Passe uma camada fina de doce de leite em todo bolo(passe com uma faca, de forma suave procurando deixar o bolo retinho, vá ajeitando as laterais se o recheio escorreu). Compre um pacote de pasta americana pronta(dependendo do tamanho do bolo pode precisar de 2 pacotes), se quiser tingir de alguma cor específica use corante em gel. Separe em pedaços menores, pra manusear ela passe gordura vegetal nas mãos, e pra abrir ela na mesa peneire maisena pra não grudar(pode utilizar rolo de madeira pra abrir). Com um cortador redondo(ou pote plástico redondo pra improvisar, teve bolo que usei cortador tipo flor com 8 pétalas) você corta vários círculos grandes(com em torno de 6-8 cm fica mais fácil). Vá colocando os círculos um ao lado do outro, começando na base do bolo com meio circulo, va subindo e cobrindo cada buraquinho conforme o desenho abaixo.




5. Para finalizar em cima(o acabamento não fica aquela maravilha quando os círculos se encontram no meio) você pode se aventurar e fazer um laço de pasta americana ou pode colocar um topo de bolo comprado pronto!

6. Observações: depois de coberto com pasta o bolo não pode voltar pra geladeira! Pasta americana na geladeira soa! se quiser fazer o bolo um dia antes do evento use um recheio simples sem frutas que não precise ir pra geladeira, mesmo assim o mais recomendado seria fazer o bolo no mesmo dia do evento.

As fotos acima não são minhas, nos bolos que fiz assim não bati foto do passo-a-passo, mas segue abaixo a foto de alguns bolos prontos que fiz utilizando essa estratégia:

 




Quem quiser de aprofundar um pouquinho mais e pegar mais dicas para trabalhar com a pasta pode dar uma espiada nos seguintes blogs:

http://boloebrigadeiro.com/

http://quefofurice.blogspot.com.br/

http://blogmago.com.br/

http://cakedesigners.com.br/tag/pasta-americana/

Deus as abençoe!
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário