quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Enquanto o amor não vem...economize seu dinheiro!

     Decidi compartilhar aqui um tema que é motivo de muitas conversas com várias amigas. Enquanto se esta solteira, para onde vai o seu salário?
   Gosto de falar sobre isso pois já ouvi de muitas meninas inúmeras reclamações por já terem trabalhado anos e não terem adquiro nada! Ai quando começam a namorar e pensar no casamento não tem uma moto, um carro, um terreno, um ap, e nem sequer uma poupança!
       É algo obrigatório? Não, não é. Podem ter muitas de vocês que tenham condições de contar com a ajuda dos pais/sogros/outros familiares. Mas no geral percebo que mesmo quem tem ajuda almeja mais do que consegue realizar, e deixa de alcançar alguns objetivos e certa independência financeira no inicio do relacionamento por falta de planejamento. Particularmente muito do meu salário de solteira foi pra faculdade, precisava ajudar os meus pais a pagar a mensalidade do curso que não era nada pequena, mas assim que completamos um ano de namoro sabíamos que queríamos casar e que precisávamos abrir uma poupança. Começamos com pouco, com o que era possível, os 2 juntos guardavam 300,00 por mês. É, não dava pra comprar muita coisa, mas entendemos que Deus faria a parte d'Ele se nós fizéssemos a nossa, e fizemos o nosso melhor.
     Não existe uma formula exata, cada casal se ajusta conforme a sua realidade. Mas nos casos que conheço, aqueles que já tinham algum bem ou poupança quando começaram os planos pro casamento passaram por menos dificuldade e ansiedade do que os que não tinham. Não torre seu dinheiro em roupas que vão sair da moda, em sapatos que você vai usar 2 ou 3 vezes, em mais uma bolsa sendo que você já tem 3! Resista a tentação do consumismo, fuja das vitrines, assuma um financiamento ou coloque depósito automático pra poupança! Ai você pode dizer " Ah Manu, ta na promoção", "custa só X reais", é de 10 em 10 reais e de promoção em promoção que seu salário some meu amor! Digo por experiência própria, desde esse 1 ano de namoro economizamos(até hoje não paramos de economizar, rsrs. Realizar um sonho atrás do outro tem seu preço!) e ja tive minhas crises em meio as economias, das compras feitas me arrependo de grande parte delas! Avalie antes de comprar, não compre na hora por impulso, se for pra casa pensar pra comprar no outro dia vai ver que em pelo menos 80% das vezes você vai pensar bem e desistir.
     O esforço é grande mas o resultado compensa! E enquanto o amor não vem você não vai mais pensar "Meu Deus! Aonde foi parar o meu salário?", você saberá exatamente aonde ele está e estará preparada para a hora que ele chegar!

Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato os esgota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário