quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Hora da decisão: Noivar ou esperar?

Por experiência própria e por acompanhar diversos casais de amigos digo que escolher o momento ideal para o noivado não é uma tarefa fácil. Nós cristãos iniciamos um namoro com foco para o casamento, mas como ter certeza se é o momento certo pra tornar oficial a decisão?
     Digo que não é uma tarefa fácil pois levamos em consideração várias questões como:
-Será que namoramos a pouco tempo para noivar?
-Será que temos idade e maturidade suficiente pra dar esse novo passo?
-Ambos queremos ficar muito tempo noivos ou casar em breve?
-Se noivar pra casar em breve teremos condições para isso?
-Vamos noivar mesmo sem ter nada em vista pro casamento?
-Será que é a hora certa?
     Mesmo sem noivar já estamos acostumadas a receber perguntas do tipo "quando vão casar?" durante o namoro. Mas da a impressão que quando noivamos a pressão aumenta. Eu, ansiosa de natureza, decidi que iria noivar apenas quando tivesse data pra casar pra evitar esse transtorno. Mas ja tive muitas amigas que noivaram antes e não tiveram problema nenhum, acredito que isso varie muito de casal pra casal, é preciso se conhecer pra escolher a melhor opção.
     Mesmo sem ter muitas coisas definidas já vi muitos casais serem abençoados tomando a decisão do noivado. Através do compromisso assumido perante os pais, amigos, família e abençoados por um pastor(a) tiveram seus milagres alcançados e as portas abertas para realizar o tão sonhado casamento. Vou dar algumas dicas pessoais que para MIM e para aqueles que testemunham ao meu redor tem dado certo:
      1° Ter plena certeza de que você quer se casar com essa pessoa. Viver com ela, aturar suas manias, dividir a administração das finanças, cuidar dela, se doar por ela. Se você não tem muita certeza disso ainda não dê esse passo. Faça primeiro sua escolha para que feridas emocionais graves não sejam feitas naquela pessoa que tem feito tanto bem a você.
      2° Decidiu? É ela(e) mesmo? Ok! Organize sua vida! Concordo que não existe uma fórmula ou tempo certo, mas vejo que aqueles que conseguem fazer uma faculdade antes, se estabilizar em um emprego com uma renda média(é mais prioridade saber administrar o pouco que tem do que ganhar muito), dar entrada em um imóvel(mesmo que simples e longe de tudo) passam por menos dificuldades. Da pra conquistar e fazer depois? Da! Mas se prepare pra sofrer com a correria e com mais gastos(e provavelmente discussões financeiras) nos seus primeiros anos de casados.
       3° Ta concluindo a faculdade, estável em um emprego e com um imóvel em vista? Hora de botar os pés no chão e começar a pensar no casamento, na MINHA HUMILDE opinião o melhor é pensar no casamento antes e depois marcar o noivado. E se eu fizer o inverso Manu? Deus vai abençoar e provavelmente dará certo também, mas provavelmente haverão mais discussões e conflitos nos seus preparativos, tudo se intensifica, o amor, a emoção, e as discussões também. Vamos começar a organização nos perguntando: Quando? Onde? Quanto vai custar? Quem vai ajudar? Planejando o casamento(mesmo que seja pra daqui há 2 anos) e tendo algumas coisas em vista vai ficar mais tranquilo se organizar e fazer o orçamento caber no planejamento. Quanto mais tempo de planejamento você tiver, menos estresse e menos probabilidade de gastar mais que o planejado vai ter. Tenha paciência, não se afobe porque quer casar e pronto. Pessoas que fazem isso geralmente depois se arrependem porque não se organizaram e atropelaram as coisas.
     E de novo a pergunta de sempre: É fácil? ha ha ha. Claro que não né! O caminho é estreito pra tudo na vida cristã. Mas é orando, honrando os pais, administrando bem o que Deus tem colocado na sua mão que as coisas vão dar certo e quando chegar o dia você vai dizer "valeu a pena esperar"!
Um ótimo restante de semana pra vocês, que Deus abençoe os seus planos e projetos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário