quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

2015: Ano de semear, cuidar e colher (parte 1)

Voltei do Acampamento de verão da minha igreja nessa terça, ainda não consegui colocar a casa e minhas forças em dia, muito menos o blog. Mas aos poucos vou atualizando as coisas por aqui e concluindo alguns posts que estão no forno.
Queria compartilhar com vocês um pouco do que Deus ministrou aos nossos corações nesses dias de retiro, o tema desse ano foi "semear, cuidar e colher" buscando os frutos de Deus nas nossas vidas.
Iniciamos refletindo sobre a parábola do semeador que esta em Marcos 4: 1- 20, que é o que compartilharei hoje.
Nessa parábola Jesus comparar nosso coração com o solo de um plantio, e afirma que existem 4 tipos de solos: beira do caminho, solo rochoso, cheio de espinhos e a terra boa. A Palavra de Deus vem constantemente de encontro as nossas vidas, no Brasil é raro quem não tenha uma Bíblia em casa ou acesso a mesma pela internet. Mas a mudança de vida depende do estado do coração que recebe essa Palavra, que nesta parábola é representada pela semente.
A beira do caminho representa aquelas pessoas distraídas, que não conseguem prestar atenção e dar importância a Palavra de Deus, o nosso inimigo vem e rouba a semente que foi lançada.
A terra rochosa representa aquelas pessoas que até escutam e recebem a Palavra de Deus com prazer. Mas por serem cheias de suas vontades não permitem que essa Palavra crie raízes profundas na sua vida. A Palavra até começa a brotar, mas quando as dificuldades da vida surgem essa Palavra acaba morrendo no seu coração. O solo em que a semente cai entre espinhos representa aquelas pessoas que querem receber a Palavra de Deus, mas que não querer arrancar aquilo que ja esta plantado em seu coração, a paixão pelas coisas desse mundo. O amor pelas coisas desse mundo esta tão bem plantado que acaba abafando a semente da Palavra de Deus e ela não cresce, não floresce, e não frutifica.
O ultimo solo é o que Deus espera encontrar de nós, uma terra boa, limpa, preparada para receber a semente da Palavra de Deus e a permitir brotar, crescer e dar frutos.
Todos os outros três solos que não frutificaram podem ser transformados em terra boa, quando permitimos que Deus entre no nosso coração, tire tudo aquilo que não lhe agrada, limpe e nos transforme! Aquele que deixa a semente cair a beira do caminho precisa pedir em oração para Deus lhe ensinar a ouvir sua Palavra com atenção, afinal a fé vem pelo ouvir. Aquele que esta entulhado de pedras precisa pedir a Deus que as remova, quando pedimos e damos liberdade ao Espírito Santo Ele nos ajuda a enxergarmos que muitas coisas nas quais temos apego não valem nada. O solo espinhento precisa pedir que Deus o ajude a remover esses espinhos pela raíz, Deus abre os nossos olhos e nos faz não desejar mais as paixões desse mundo.

Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis
Marcos 11:24

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Mateus 7:7

Quando me converti não conseguia entender muitas coisas da Bíblia, não conseguia aceitar muitas coisas que a Palavra de Deus condena, mas fui pedindo pra Deus me mostrar se aquilo realmente o desagradava, e Deus dia após dia ia respondendo minhas orações. Fale com Deus, silencie seu coração e Ele falará com você!
Deus os abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário