segunda-feira, 2 de junho de 2014

Dia dos namorados: faltam 10 dias (empadão)

Hoje tenho uma receita recém aprendida para passar pra vocês: empadão de frango! Uma ótima opção para preparar para o seu amor nesse dia dos namorados!

Ingredientes


Preparo do frango:
1. Cozinha um quilo de frango com 1 tablete de caldo de galinha e uma colher de sobremesa rasa de sal. Após cozido desfiar o frango(cada um tem uma técnica diferente, eu uso a batedeira porque acho mais prático e rápido). Reserve o frango desfiado em um refratário e guarde o caldo do cozimento. Pré-aqueça o forno a 180°.


2. Picar 6 dentes de alho, 2 tomates e uma cebola. Fritar primeiro o alho no óleo e depois juntar a cebola, fritar mais um pouco e por ultimo juntar o tomate. Temperar a gosto, nessa receita colocamos um pouco de pimenta, cebolinha verde e uma colher rasa de sobremesa de sal. Acrescentar frango ao molho e misturar. Adicione uma xícara do caldo do cozimento do frango, continue misturando. Por último 200 g de requeijão e trigo para engrossar(colocar aos poucos e ir mexendo, em torno de 2 colheres de sopa cheias)


3. Coloque o frango para ir esfriando dentro de uma tigela com água fria.


4. Para massa coloque em uma tijela: 500 gr de banha(de porco), 1 colher de sopa bem cheia de margarina QUALY COM SAL, um ovo e uma colher de sobremesa rasa de sal. Comece a colocar o trigo aos poucos e vá mexendo com as mãos, o ponto é até a massa ficar homogênea e desgrudar da sua mão. Para essa receita usamos em média 800 gr de trigo(varia conforme a umidade do dia)


5. O ideal é deixar a massa 30 minutos na geladeira para depois montar o empadão, mas se não tiver muito tempo pode ja iniciar a montagem com a massa pronta. Pra começar a montar forme bolinhas e vá pressionando no refratário até ficar uma camada fina(uns 5 milimetros), faça isso ao redor de todo refratário.







6. Abrir uma sacolinha plástica sobre a mesa para montar a massa para cobertura do empadão. Ir preenchendo de bolinhas grudando bem uma na outra até chegar no tamanho do seu refratário.




7. Preencher interior do empadão com recheio desejado. Levantar levemente a massa ainda sobre o plástico e colocar por cima do refratário, pressionar bordas para que ela complete todas as bordas, retirar excesso que ficar pra fora do refratário.





8. Pincelar(se não tiver pincel pode passar com os dedos) a gema do ovo sobre o empadão. Levar ao forno pré aquecido a 200 graus por em torno de 50 minutos(vai depender da potência do seu forno, acompanhe e retire assim que a massa estiver dourando)


9. a melhor parte: saborear com pessoas que ama!


Créditos nesse post a nossa amada Neusa Peixoto que compartilhou conosco o seu tempo e essa receita tão maravilhosa! Obrigada de coração amada! Nossos maridos ja aprovaram, e o seu?

2 comentários:

  1. humm acho q vou fazer no dia dos namorados!! eu e o diego amamos! de sobremesa Fondue!! amiga fondue todo mundo gosta e é super romântico, vc poderia postar receita tbm!! bjx!

    ResponderExcluir
  2. Fondue de chocolate é facinho né amiga, acho que nem precisa de receita. Chocolate derretido e creme de leite =)
    Desse empadão ontem só sobrou um pedacinho de nada, estava uma delícia!

    ResponderExcluir